segunda-feira, 14 de junho de 2010

desejos do meu filho

Esses dias perguntei ao meu filho o que queria levar pra escola: "Lua com queijo mole!!"

... heim? Lua? Queijo mole? Será que é requeijão?? Essa conversa com menininho de 3 anos ainda precisa de teclas SAP. Mas ao mesmo tempo é gostoso saber que só a mãe entende o que esses nossos filhos estão tentando dizer... "é meu e só meu" por enquanto. rs rs

Bem, voltando ao pão, ainda bem que uma Lua é fácil.



O ruim é que deixei a massa crescer de mais!! Ficou muito achatado. Mas como a massa ficou uma delícia, deixo aqui a receita:
300g de farinha;
30g de açúcar;
5 g de sal;
10g de leite em pó;
6g de fermento biológico instantâneo (2 colh de café);
30g de ovo;
170g de água morna;
30 g de manteiga.


Bato todos os ingredientes menos a manteiga no processador (uso uma das ferramentas do processador que parece o cortador, mas sem lâmina). Depois de uns 5 min batendo, adiciono a manteiga, e bato mais um pouco.



Deixo crescer a massa em cima do pc por uns 30 min, ou até dobrar a massa. Lembrando de cobrir a massa com um pano úmido ou fechar bem com um pvc, pra não secar.


Posteriormente, corto a massa em 6 pedaços, dou uma amassada na massa pra tirar o gás e faço bolinhas , e deixo descansar por mais 5 minutos.


Tiro o gás novamente e moldo cada bolinha em forma de lua.

Descansar a massa até dobrar de volume e, assar!! proonto!!


É estranho ter que crescer a massa 2 vezes, pelo menos pra mim, já que eu sempre soube de deixar o pão crescer só uma vez, mas já que na receita original mandava fazer, eu fiz. E não é que ficou bom?


Sim, o sabor ficou ótimo, mas eu deixei a Lua crescer muito!! Ai ai...



Os olhos e a boca foram feitos com alga nori. Como vocês podem ver, um dos olhos de um pão foi comido pelo meu filho antes de ir à lancheira... rs


Mas... ainda bem que a lancheira voltou vazia!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário