sexta-feira, 25 de junho de 2010

Idéias perdidas!

Ontem fiz uma tartaruguinha da mistura de pão de queijo:

Pois é, recorri de novo à mistura. Sempre que tenho um pouco a mais de coisas pra fazer no dia anterior, ou uma preguiça danada pra ficar esperando a massa de pão crescer, recorro à mistura de pão de queijo.


Mas cá entre nós, tem coisa melhor que essa mistura que é só pra sovar com mais 2 ovinhos e meia xícara de água, e ser tão gostoso??


Pra moldar essas tartaruguinhas, é só fazer uma bola da massa pro corpo,

uma bola menor que do corpo para cabeça,

4 bolinhas menor que cabeça para patinhas e,

uma bolinha bem pequena para rabo.


Nesse dia, eu tinha esquecido de comprar.... os olhos!!!! Ohhhh! E agora??? Pior é que só me dei conta da falta das uvas passas depois que moldei as tartarugas!! Oh! Erro de principiante! Não conferir os ingredientes ANTES de por a mão na massa. (O_ O;)!!!!


Pensei, pensei, pensei... n saiu nada.. pensei... ia demorar. Botei os pães sem os olhos no forno, pensei...

Até que!! Um dia, vi numa revista japonesa!!! Eu tive que fazer olhos de coelhos com ferro flambado!!! É isso!!! Pregos quentes iriam queimar os olhos da tartaruga! Aha! Aha! Aha! Só não sei como é que lembrei disso. Eu era adolescente quando fiz isso. E só uma vez na vida! Como, como, como? Vcs também já relembraram de algo que estava perdido e que seria útil?? Já?


Bem, voltando, usei então um prego preso numa rolha:
É só esquentar beeeem a cabeça do prego no fogão (eu espero ficar bem vemelho), e grudar na tartaruga pra desenhar os olhos.
Sai fumaça com cheiro forte de queimado (já que estamos queimando pra desenhar os olhos), então tome cuidado pra não enfiar a cara.
Ahn! E mais uma coisa: se quiser, pode mudar a rolha por um alicate. Tentei segurar o prego com uma pinça, mas não dá, por que a pinça não segura muito bem um prego quente.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

sucesso!

Ontem fiz um siri pra meu filho levar:

Os olhos são as uvas passas que esquentei no microondas com água por 40 segundos e deixei de lado enquanto moldava o siri. Até moldar, as uvinhas já ficam um pouco gordinhas.
Eu preferi colocar no pão as uvas passas umedecidas, em vez de usar secas, pois a uva passa seca secaria mais ainda no forno. E, assim ficariam muito duras para o meu filho comer. É claro que quem quiser, nem precisa colocar na água, ok?
As patinhas do siri são 3 bolinhas da massa de pão de cada lado;

E, duas massas em forma elíptica, uma maior que a outra pra moldar a garra. Faça mais uma garra para outro lado do siri.
Passe um pouco de gema no pão pra dar um brilho e, prontinho!! Ops, não esqueçam de colocar as uvinhas antes de ir ao forno!

Quando fui buscar o meu filho na escola, a professora dele me diz: "Maaaaãaae, a criançada caiu em cima do siri! Diziam que o teu filho fritou siri! Adoraram!"
Depois de uns 30 segundos de elogio, "Faz pra todos quando der tempo!!"

Eu: "??!??!?!?!?!Heiiim?!??!?!"
"É que todos adoram teus pães.."

É, com a cara de cão abandonado da Pro, não tive outra opção a não ser prometê-la a fazer pães pra 16 crianças... oh, não! São 18! Tem a Pro e a Auxiliar. Ooops. Ao mesmo tempo, que bom saber que gostaram do meu pão! ^^

Nunca usei mais que 300 gramas de farinha. Nem no meu processador cabe mais que isso pra bater. Hummm vou pensando como fazer pra 18. Que tudo dê certo!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

mais escolhas

Ontem mostrei várias fotos de animais para o meu filho pra saber que animal ele quer levar. rato, cavalo, vaca, .... o escolhido foi: porco-espinho!! Oh! Por que justo porco-espinho?? Nem tava nas fotos!

Como é que eu faço um pão de porco-espinho??

Hummmmm e agora?? INTERNET! Ufa! ainda bem que nós temos a Internet! Obrigada por existir!!! Cacei, achei e consegui!!!



É facinho!! É só fazer um formato parecido com uma coxinha: bunda grande e rosto menor, e pouco antes de ir ao forno, fazer uns cortes com tesoura nas costas pra fazer um espinho!

Os olhos são uvas passas!!!

Lindinho lindinho!

E, a melhor parte: levou 3 e voltou só 1!! \ ( ^ O ^ ) /

segunda-feira, 14 de junho de 2010

desejos do meu filho

Esses dias perguntei ao meu filho o que queria levar pra escola: "Lua com queijo mole!!"

... heim? Lua? Queijo mole? Será que é requeijão?? Essa conversa com menininho de 3 anos ainda precisa de teclas SAP. Mas ao mesmo tempo é gostoso saber que só a mãe entende o que esses nossos filhos estão tentando dizer... "é meu e só meu" por enquanto. rs rs

Bem, voltando ao pão, ainda bem que uma Lua é fácil.



O ruim é que deixei a massa crescer de mais!! Ficou muito achatado. Mas como a massa ficou uma delícia, deixo aqui a receita:
300g de farinha;
30g de açúcar;
5 g de sal;
10g de leite em pó;
6g de fermento biológico instantâneo (2 colh de café);
30g de ovo;
170g de água morna;
30 g de manteiga.


Bato todos os ingredientes menos a manteiga no processador (uso uma das ferramentas do processador que parece o cortador, mas sem lâmina). Depois de uns 5 min batendo, adiciono a manteiga, e bato mais um pouco.



Deixo crescer a massa em cima do pc por uns 30 min, ou até dobrar a massa. Lembrando de cobrir a massa com um pano úmido ou fechar bem com um pvc, pra não secar.


Posteriormente, corto a massa em 6 pedaços, dou uma amassada na massa pra tirar o gás e faço bolinhas , e deixo descansar por mais 5 minutos.


Tiro o gás novamente e moldo cada bolinha em forma de lua.

Descansar a massa até dobrar de volume e, assar!! proonto!!


É estranho ter que crescer a massa 2 vezes, pelo menos pra mim, já que eu sempre soube de deixar o pão crescer só uma vez, mas já que na receita original mandava fazer, eu fiz. E não é que ficou bom?


Sim, o sabor ficou ótimo, mas eu deixei a Lua crescer muito!! Ai ai...



Os olhos e a boca foram feitos com alga nori. Como vocês podem ver, um dos olhos de um pão foi comido pelo meu filho antes de ir à lancheira... rs


Mas... ainda bem que a lancheira voltou vazia!!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

ursinho


Esses bolinhos são da mesma receita do picachu:
40 g de açúcar;
uma pitada de sal;
2 colheres de chá de femento;
1 colher de sopa de amido de milho;
farinha até completar 200g com a mistura acima;
30g de manteiga;
80g de purê de abóbora (usei kabocha);
2 colheres de sopa de mel (depende da abóbora)
3 colhes de sopa de leite (também depende da abóbora)
Amassar tudo até ficar uma massa homogênea, e, se necessário, adicionar leite e mel ou açúcar na mistura, já que a quantidade de líquido e açúcar varia de abóbora em abóbora. Esticar a massa até que fique numa altura de 2 cm, cortar no formato de ursinho (cortei um pedaço de papel no formato do urso e usei-o como molde), assar por +/- 10 a 15 minutos (ou até o palitinho não sair com uma massa molenga).
Pra pintar os ursos, eu coloquei num saco plástico um pedaço de chocolate, coloquei no microondas por uns 40 segundos (depende de cada micro, ok?) e cortei uma pontinha do saco com tesoura. Pronto! Os olhos, boca, nariz, tudo pintado com esse chocolate.
É claro que os dinossauros, a minhoca gigante (segundo o meu filho) foi arte dele.
Adoro este bolinho não só por conter abóbora, mas por meu filho sempre comer tudo que vai de lanche!